NossoDentista.com





Rua Gandavo 420 cj 01 tels 5579 04 71 5083 1756-
Vila Mariana- São Paulo - Veja Localização

MAU HÁLITO
Credenciado do Centro de Excelência do Tratamento da Halitose

Mau hálito (halitose) é um problema comum o qual frequentemente vem da atividade de bactérias na boca. Embora não haja meio seguro de saber, a maioria dos adultos provavelmente sofrem de mau hálito ocasionalmente, com talvez um quarto sofrendo regularmente. Neste artigo vamos ver as causas e o que o dentista pode fazer para ajudar.

O mau hálito é sempre tratável ?

No passado, mau hálito era frequentemente considerado um mal incurável. Contudo, nos últimos anos as evidências mostram claramente que o mau hálito é normalmente tratado quando o diagnóstico apropriado é realizado

O princípal problema é saber se temos ou não mau hálito, porque somos maus juízes do odor do nosso próprio halito. Algumas pessoas sofrem de mau halito sem saber, enqunto outros constroem medos exagerados sobre o odor do hálito mesmo quando não são portadores de mau hálito. O melhor meio de descobrir se temos mau hálito é perguntar para alguém a sua opinião.Se não perguntarmos, as pessoas provavelmente não o farão.E desde que o mau hálito pode algumas vêzes, felizmente raras , ser um sinal de problemas de saude geral, nós não devemos ser relutantes em dizer as pessoas que nos são caras que elas têem problemas de mau hálito

O que devo fazer se eu tiver mau hálito?

Se você tem alguma razão para crêr que há um problema, então va ao dentista primeiro, pois mau hálito frequentemente provem da própria boca.

Quando visitar o dentista, é uma boa idéia explicar antes que você quer alguns conselhos sobre mau hálito. Tente, também ir com alguém que está familiarizado com o problema, para ajudar o dentista a ter uma idéia da intensidade do odor que realmente existe, quanto tempo tem se manifestado, e quando melhora ou piora. O mau hálito frequentemente varia, um membro da familia ou amigo pode também ajudar a determinar se o odor na hora da consulta se assemelha, tanto em caráter e intensidade, ao odor que é normalmente preocupante.

Se o dentista sabe que a consulta é sobre mau hálito você não deve comer, beber, fumar,mascar chicletes, comer salgadinhos, usar refrescantes bucais ,etc.., de maneira que o odor seja mais típico. Você deverá evitar também produtos cosmeticos perfumados, tais como: loções pós- barba, perfumes, ou batom acentuados que possam interferir com a avaliação do odor. Se o dentista não souber do propósito da consulta de antemão, faça essas coisas de qualquer maneira e diga ao dentista que você se preparou para a consulta desse jeito.

O que acontecerá na minha consulta ?

Seu dentista fará perguntas que ajudem a determinar as possíveis causas do odor, e então comparará o odor que provem da sua boca e nariz. Na maioria dos casos (cerca de 85-95%) , o odor vem da boca mais do que do nariz.. Esta é uma indicação que atividade bacteriana em algum lugar da boca é a responsável.Se o odor vem na maior parte do nariz, então as passagens nasais podem estar envolvidas

Seu dentista pode também fazer medições usando um monitor sulfídico para ajudar no diagnóstico e tratamento, pois compostos voláteis de enxofre são frequentemente associados com mau hálito.

Esta tabela apresenta um resumo de diferentes odores com os problemas relacionados, e suaa possíveis causas.

Problema 

Possíveis causas ou origem do mau hálito 

Odor após jejum, dieta, dormir, tomar medicação, discursos prolongados, exercícios 

secura da boca, fluxo de saliva insuficiente

Gengiva sangra e/ou cheira

problema gengival, limpeza deficiente entre os dentes

Odor após conversar 

secreção pos-nasal no dorso da língua 

Odor no começo do ciclo menstrual  

inchaço das gengivas 

Pequenas pedras esbranquiçadas com fétido odor aparecem na língua 

resíduos das criptas nas amigdalas 

Odor aparece de repente na boca de crianças pequenas 

começo de infeçao de garganta 

Odor aparece de repente do nariz de crianças pequenas

corpos estranhos colocados no nariz 

Odor aparece de repente do corpo inteiro de pequenas crianças

corpos estranhos colocados no nariz

Gosto ou cheiro de peixe podre

trimetilaminuria (raro) 

Odor em usuários de dentadura

dentura permanece na boca à noite ou não é limpa adequadamente

Odor do nariz 

sinusite, pólipos, secura, corpo estranho, bloqueio de ar ou fluxo de muco

Gosto ruim o dia todo

higiene oral deficiente, doença gengival, excessiva atividade bacteriana na língua

De onde o odor vem ?

A maioria dos casos de mau hálito parecem ser devidos a quebra de proteínas por uma variante de microogranismos Diversos produtos dessa quebra são gases fétidos.

Em pessoas com boa saude dental e gengival, o odor normalmente provem da parte de trás da íingua, e aumenta quando o paciente começa a falar. O dentista pode tirar uma amostra dessa área com uma colher de plástico. O odor que vem da amostra da colher pode ser comparado com o odor geral. Embora não saibamos o por quê, a parte de trás da língua é uma importante fonte de mau hálito, possivelmente como resultado do gotejamento da parte nasal posterior, o qual pode grudar na língua e então é quebrada pela ação das bactérias na supérfície da língua.

Se a parte de trás da lingua é o problema, então o dentista pode recomendar um método de limpeza da área, ou com uma escova de dentes, ou com um raspador especialmente desenhado( em alguns países a limpeza de língua é uma prática antiga e comum.) Leva tempo para o paciente superar o reflexo de ânsia. Mas, finalmente a limpeza de língua torna-se fácil. Cuidados devem tomados para limpar a parte de trás da língua, que deve ser suave sem causar dor ou ferimentos.

Doença gengival causa mau hálito ?

Em algumas pessoas, o mau hálito está associado com doença gengival, especialmente se massageando as áreas entre o dente e a gengiva produz odor fétido.Seu dentista pode ajudar a impedir e tratar doenças da gengiva de várias maneiras, dependendo do tipo e extensão do problema.Mas, o cuidado diário em casa faz a diferença para manter a saude gengival entre as consultas.A limpeza dos espaços entre os dentes é de real importância. Uma dica doméstica para a saude gengival ( e menos mau hálito) é cheirar o odor que vem da pasta dental, e trabalhar para limpar aquelas áreas mais com cuidado. 

Pessoas com doença genvial, frequentemente tem altos níveis de odor vindo da sua língua também

Qual tipo de tratamento existe ?

Seu dentista pode recomendar tratamento dental, se houver outras áreas nas quais as bactérias e os alimentos podem se alojar e causar odor .O dentista pode também sugerir limpeza diária com um dos diversos enxaguantes bucais disponíveis os quais tem sido demonstrados cientificamente que reduzem o mau hálito

Seu dentista pode tam'bem indicar clínicas que se especializam em identificar maus odores, ou outros especialistas médicos.

kiss1.jpg (4785 bytes)O que posso fazer ?

Com toda probabilidade, o diagnóstico professional e tratamento pode ajudar a mudar um mau hálito para um bom hálito. Contudo, algumas vêzes, é difícil sentir melhora em nós mesmos. Neste caso, um membro da família ou um amigo chegado pode dar um feedback importante e um reforço.




Abaixo estão alguns Sims e Nãos em relação ao mau hálito.Lembre-se, mau hálito é um problema que precisa de atenção profissional. Não mascare-o, trate-o
.



SIM

  • Visite seu dentista regularmente.
  • Limpe seus dentes periodicamente por um profissional.
  • Passe pasta ou limpe de outra maniera entre seus dentes, como recomendado pelo seu dentista.Escolha crem dental de cheiro não acentuado de maneira que você possa detectar aquelas áreas entre os dentes que produz mau odores, e limpe-as cuidadosamente.
  • Escove seus dentes e gengavas adequadamente.
  • Pergunte ao seu dentista uma recomendação de uma escova dental ou raspador de língua. Limpe sua língua toda a parte de trás gentilmente, mas amplamente.
  • Beba muito líquido.
  • Masque chicletes sem açúcar por um minuto ou dois, especialmente se a sua boca fica seca, masque salsa, menta ou cravo.
  • Limpe sua boca após beber ou comer produtos derivados do leite,ou comer peixe e carne..
  • A menos que seu dentista recomende diferente , deixe dentaduras a noite em solução antisséptica.
  • Tenha controle sobre o problema. Peça a um familiar para dizer o momento que você tem tido mau hálito
  • Se alguém na sua família ou um amigo tem tido mau hálito, ache um meio delicado de dizer a eles. Se você não pode dizer diretamente, deixe esta página impressa por perto. Eles podem captar a mensagem.
  • Peça a seu dentista para recomendar um enxanguatório bucal que tem sido demonstrado clinicamente efetivo no combate ao mau hálito. 
  • Use-o efetivamente antes de dormir.
  • Coma vegetais frescos, fibrosos como cenouras.

NÃO

  • Não deixe sua preocupação sobre o mau hálito dirigir sua vida. Não seja passivo.
  • Não fique depressivo.Peça ajuda. Não ignore suas gengivas você pode perder seus dentes tanto quanto o mau hálito.
  • Não beba muito café - pode piorar a situação.
  • Não se esqueça de limpar atrás do último dente de cada lado.
  • Não escove sua língua com pasta de dente comum - é melhor molhar a escova de dentes num enxaguatório bucal para a limpeza da língua.
  • Não leve ao gastroenterologista suas preocupações quanto ao mau hálito - normalmente ele vem da boca e quase nunca do estômago.
  • Não dê enxaguantes bucais para as crianças, pois elas podem engoli-lo.
  • Não limpe sua língua tão bruscamente que possa feri-la.
  • Não apoie-se no enxaguante bucal apenas - pratique higiene oral completa.

kiss3.jpg