NossoDentista.com





Rua Gandavo 420 cj 01 tels 5579 04 71 5083 1756-
Vila Mariana- São Paulo - Veja Localização

ASMA PODE CAUSAR PROBLEMAS DENTÁRIOS

 

A asma, além de dificultar a respiração, pode prejudicar um belo sorriso.É o que revela um estudo feito na disciplina de pneumologia do Departamento de Medicina da Unifesp, que mostra que pessoas com asma desde a infância têm mais chance de ter problemas dentários

Esse é o primeiro trabalho a relacionar a doenca respiratória com o posicionamento dos dentes. O estudo comparou a face, a boca e os modelos de gesso da boca de adultos asmáticos e não-asmáticos.

A autora do trabalho, a dentista Viviana C.M.Faria, comparou um grupo de asmáticos com outro de pessoas sem problemas respiratórios.

Uma das observações é que o alinhamento dos dentes é prejudicado. De 53 não-asmáticos, 27 tinham os dentes da parte superior da boca alinhados com os inferiores..Entre o grupo de asmáticos, esse número era de apenas 15.Já a projeção dos dentes superiores para a frente era presente em 11 de 40 asmáticos e em apenas 2 entre 35 não-asmáticos.

É preciso que os asmáticos procurem tratar a doença o mais cedo possível para minimizar as consequências dos problemas ortodônticos, que podem ainda se refletir sobre a postura e a digestão.

O fechamento dos lábios também é diferente. De 53 não-asmáticos, apenas 13 não fechavam a boca, enquanto 30 de 64 asmáticos não conseguiam manter a boca fechada espontanemanete.Isso acontece porque pessoas asmáticas, por terem dificuldade em respirar, criam o hábito de respirar pela boca.

"Se uma pessoa respira mal; há consequências que a deformam ou prejudicam ", afirma a pesquisadora.

A asma também pode influenciar na forma de morder. De 40 asmáticos, 17 apresentavam problemas desse tipo, contra apenas 4 de 35 não-asmáticos

A arcada dentária dos asmáticos também é mais estreita que a dos que não tem a doença. A distancia entre os pre-molares dos asmáticos é, em média, 3 milimetros menos que a dos não-asmáticos, revela o estudo.